DIY: Luminária industrial de parede

    Já pensou em ter uma luminária industrial simples,  prática e funcional? Então se liga que esse post é pra você.

    Estava precisando de uma luminária para ficar próximo a minha cama, pois às vezes é bom, deitar depois de um dia longo e fazer uma boa leitura antes de dormir. Porém meu quarto é pequeno e não teria a possibilidade de colocar uma mesa de cabeceira, que poderia servir de suporte para um abajur ou luminária de mesa.

    Foi pensando nisso que surgiu a ideia de fazer uma luminária de parede ou arandela, como você preferir chamar (rsrs). E só foi preciso utilizar algumas conexões tubulares que sobraram de outro projeto.

    Confira o passo a passo completo.

    Você vai precisar de:

    • Lâmpada
    • Cola de Silicone
    • Soquete com interruptor
    • Gaiola protetora (opcional)
    • 1 abraçadeira (opcional)
    • Tinta Spray (opcional)
    • 2 parafusos
    • Conexões tubulares 3/4 de aço (também pode ser utilizado PVC), eu utilizei a seguintes conexões:

     

     

    Como fazer?

    Todas as conexões que eu tinha eram de aço galvanizado na cor prateada, porém o soquete com interruptor preto. Então para que o resultado final ficasse mais harmonioso resolvi pintar todas as conexões com tinta spray preta também.

    O modelo da flânge que eu utilizei não tinha furos para os parafusos, então eu precisei fazer dois com uma broca para aço. Porém existe no mercado modelos que já vem com os furos.

    Conexões de aço galvanizado

    Para a proteger a lâmpada eu utilizei um pendente de luz tipo gaiola, retirei a grade e também pinte de preto. Existe no mercado diversos modelos de pendentes nesse estilo, como podem observar na imagem abaixo. Por sinal com o próprio pendente pode-se fazer uma luminária.

    Lembrando que esse passo é opcional, não precisa necessariamente utilizar essa grade, mas eu me conheço e para não quebrar a lâmpada preferi protegê-la (rsrsrs).

    A ideia dessa luminária é que você brinque com as conexões tubulares deixando-as na forma que desejar. Depois de escolher o formato, basta passar o cabo elétrico pelas conexões.

    Eu utilizei um soquete com interruptor, pois eu queria esconder os fios atrás do painel de madeira e utilizar o interruptor do soquete para acender a lâmpada. Porém você também pode utilizar um kit para abajur que tem interruptor no cabo elétrico.

    Na montagem que eu escolhi, a Flange foi utilizada como base, em seguida conectei um Nípel, depois o “T”,  o outro nípel e por último o tampão.

    conexoes-montadas

    Encaixe a grade de proteção no soquete com a ajuda da abraçadeira. Eu utilizei uma abraçadeira de aço, mas também pode ser utilizada de nylon.

    gaiola-com-soquete

    Após passar os cabos elétricos pelas conexões, faça a ligação do cabo elétrico com o soquete. O ideal é que o soquete tenha uma capa protetora, senão irá ficar com a fiação exposta, correndo risco de causar curto na rede elétrica.

    Agora basta aparafusar no local desejado,  e curtir sua nova luminária de parede.

    luminaria-industrial-de-parede

    Esse foi o primeiro DIY, espero que tenham gostado. Deixe seu comentário, dúvida ou crítica abaixo e até a próxima.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO